O melhor preço garantido
Araçoiaba da Serra, a 128 quilômetros da capital de São Paulo, guarda em seus arredores restos da história e natureza pujante, além de possuir o segundo melhor clima do país.
Gracioso e sossegado, o município reúne história e natureza, além de boa gastronomia e hospedagem. O nome Araçoiaba foi dado pelos índios tupiniquins ao olharem, durante o entardecer, a sombra formada pela única montanha da região, e significa “esconderijo do sol”. Suas redondezas abrigam trilhas, cachoeiras, riachos e uma rica fauna de aves, mamíferos e répteis, alguns raros e ameaçados de extinção.
O destino é recomendado como um dos melhores ares terapêuticos para problemas respiratórios como: bronquite, rinite, sinusite, asma, etc.
A Floresta Nacional de Ipanema está sediada na Fazenda Ipanema em Iperó, que faz parte dos primeiros anos do Brasil e marca a ida dos colonizadores para o interior do país. Foi ali, no alto do Morro Araçoiaba, que Affonso Sardinha e o filho Mameluco instalaram, em 1589, os primeiros fornos para a fabricação de ferro, reconhecidos como a primeira tentativa de fabricação de ferro em solo americano.
A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil marca o início da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, a primeira siderúrgica nacional, criada por carta régia de D. João Vl. De 1811 a 1895, a siderúrgica trouxe para o país tecnologia e obras da construção civil inovadoras, além de europeus para dirigi-las e artífices para trabalhar os minérios de Ipanema.
O fim do Império marca também o fim da Real Fábrica de Ipanema para o Ministério do Exército. Mais tarde, já no século 20, o Ministério da Agricultura passa a administrá-la, explorando a apatita para fabricação de adubos, e, através de centros de pesquisa com diversas denominações, faz ensaios e desenvolvimento de máquinas agrícolas.
Pelo Decreto nº 530, de 20 de maio de 1992, é criada a Floresta Nacional de Ipanema, que obedece ao regulamento das unidades de conservação, e fixa os objetivos e as atividades desenvolvidas nos seus 5.069,73 hectares.
A floresta possui quatro trilhas, uma das quais, após uma caminhada de seis quilômetros, leva ao topo de um morro com 970 metros de altitude, de onde se vislumbra a natureza deslumbrante ao redor. Ali você encontrará o Mirante do Ipanema, com um cenário inesquecível e uma visão privilegiada de 360º. Logo abaixo está a gruta do Monge do Ipanema, local de egrégora mágica, onde os fieis depositam suas oferendas fazendo agradecimentos e pedidos na “Pedra Santa”, local onde o Monge dormia e habitava.
Na Floresta Nacional de Ipanema é possível observar macacos-prego, lobos-guará, jaguatiricas, gatos maracajá, arapongas e pavós, mas o mais interessante da floresta são os resquícios da era do Brasil Colônia.
É um passeio histórico, cultural, místico e ecológico da maior importância, e portanto imperdível, pois é uma das maiores reservas florestais do Estado de São Paulo. Fica a apenas 10 minutos do Hotel Reviver.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.
Cadastre seu email e receba ofertas exclusivas.